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Educação
ambiental |
A
Educação é a base para o desenvolvimento
de um país, pois através dela as pessoas têm
subsídios para exigir seus direitos e cumprir os
seus deveres, ou seja, as pessoas têm condições
de desempenhar o seu papel de cidadão. É a
participação cidadã que surge como
"mola-mestra" na solução dos problemas
ambientais e na proposta de conviver em sociedade e com
a natureza. E a participação pode se dar nos
mais diversos níveis: no caso da participação
em relação à resolução
dos problemas ambientais, ela é a principal das profundas
transformações que estão ocorrendo
para assegurar a convivência democrática, sustentável
e harmônica dos seres humanos entre si e com o ambiente.
Nesse processo, a Educação Ambiental entra
não somente como uma passagem de informações
- como ocorre geralmente com a Educação Tradicional
- mas também na aplicação dessas informações
como forma de mudança de comportamentos e atitudes
em relação aos problemas ambientais. E quem
já aprendeu - o Educador Ambiental - pode partilhar
com quem apenas inicia esta jornada - os alunos - que serão
transmissores desses conhecimentos aos seus pais, vizinhos,
amigos, enfim, como se fosse através de uma corrente,
pois, ao contrário do que Paulo Freire decidiu chamar
de "Educação Bancária", caracterizada
pelo acúmulo de informações "pré-fabricadas"
sem conexão com o potencial de "evocação"
existente em qualquer aprendizagem, a Educação
Ambiental se baseia na premissa de que é na reflexão
sobre a ação individual e coletiva em relação
ao meio ambiente que se dá o processo de aprendizagem.
Ou seja, ela vem da emergência de uma percepção
renovada de mundo chamada de holística. Em outras
palavras, é uma forma íntegra de ler a realidade
e atuar sobre ela através de uma visão de
mundo como um todo, não podendo ser reduzida só
a um departamento, uma disciplina ou programa específico.
Daí a necessidade de ligar ações multi
e interdisciplinares à Educação Ambiental
- contando com a ajuda de profissionais ligados à
área da Educação como também
a Biologia, Artes, Ecologia, Geografia, História,
Matemática, Português, enfim, todos aqueles
que trabalham como professores das disciplinas básicas
nas escolas de primeiro e segundo graus, sendo disseminadores
desses conhecimentos que serão inseridos na vida
cotidiana de todos os indivíduos.
A Educação Ambiental é uma proposta
de filosofia de vida que resgata valores éticos,
estéticos, democráticos e humanistas. Ela
parte de um princípio de respeito pela diversidade
natural e cultural, que inclui a especificidade de classe,
etnia e gênero, defendendo, também, a descentralização
em todos os níveis e a distribuição
social do poder, como o acesso à informação
e ao conhecimento. A Educação Ambiental visa
modificar as relações entre a sociedade e
a Natureza, a fim de melhorar a qualidade de vida, propondo
a transformação do sistema produtivo e do
consumismo em uma sociedade baseada na solidariedade, afetividade
e cooperação, ou seja, visando a justa distribuição
de seus recursos entre todos.
Para viver nosso cotidiano de maneira mais coerente com
os ideais de uma sociedade sustentável e democrática,
é necessária uma educação que
repense velhas fórmulas de vida, propondo ações
concretas para transformar nossa casa, rua, bairro, enfim,
comunidades, sejam elas no campo ou na cidade, na fábrica,
na escola ou no escritório. |
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